Pesquise Aqui

Tradutor / Translate

domingo, 1 de setembro de 2013

Bolo de Banana com Uvas Passa


Ingredientes:
02 xícaras de açúcar
01 colher de café de margarina
½ xícara de água quente
03 bananas
01 pacote de massa pronta para o preparo de bolo sabor baunilha
03 ovos
02 colheres de sopa de margarina
½ copo de leite (150 ml)
½ xícara de uvas passas

Modo de Preparo:
1-Os três primeiros ingredientes são para o mel, então começamos colocando o açúcar para cozinhar em uma frigideira (eu sempre uso as de inox ou de teflon) e com 22 cm de diâmetro ou perto disso, já que com um recipiente aberto é mais fácil fazer o mel, pois com uma frigideira com pouca abertura o mesmo corre o risco de queimar demais.
2- Enquanto o açúcar queima, ponha o forno para pré-aquecer em temperatura média (entre 240° e 250°), e corte as bananas em fatias de 01 cm de largura (eu gosto de cortá-las na diagonal, mas se você prefere cortá-las em rodelas, o resultado é o mesmo).
3- Por o pó do bolo na batedeira por 05 minutos seguindo as instruções de preparo no verso da embalagem (bater pó com 03 ovos inteiros, 02 colheres de sopa de margarina e 1/2 copo de leite).
4- Quando o açúcar começar a virar mel, por a colher de café de margarina e mexer pra ajudar o açúcar a dissolver mais rápido. Depois que o mel estiver todo uniforme, acrescentar a água ainda morna e mexer sem parar até dissolver tudo de novo, já que quando acrescentamos a água o mel vai endurecer um pouco.
Obs. De preferência use uma colher de cabo que não esquenta ou uma luva pra pegar na colher que você vai usar pra mexer o mel. Quando acrescentamos a água o vapor dela sobe e você pode queimar a mão.
5- Quando o mel voltar a ficar todo uniforme, apagar o fogo e despejá-lo em uma forma com furo no meio.
6- Retire os pedaços de açúcar que não dissolveram do fundo da forma (o certo seria retirar estes cristais com o mel ainda no fogo, mas como minha frigideira é escura prefiro retirá-los depois que despejo o mel na forma porque consigo vê-los melhor. Só que você tem que ser muito rápido pra retirar os cristais antes do mel esfriar) e com a ajuda de uma luva vá rodando a forma de forma que o mel unte toda a lateral da forma.
7- Despeje as uvas passas na massa já batida e misture com a ajuda de uma colher ou de uma pão-duro. Asse por 50 minutos ou até quando você enfiar uma faca (prefiro usar faca do que palito de dente porque com a faca da pra ver melhor) na posição vertical no bolo e ela sair completamente limpa, sem tá melada de massa ainda líquida.
8- Assim que retirar o bolo do forno, passe uma faca soltando o bolo da forma, tanto por dentro como por fora, e vire o bolo em um prato imediatamente (mas faça em cima de uma pia, pois mel quente pode escorrer).
9- E agora é só preparar o cappuccino e comer muito.
Obs! A banana também pode ser trocada por abacaxi. Mas eu recomendo o abacaxi em calda que compramos a lata no supermercado. Você vai precisar de uma lata toda, e é só picá-lo em pedaços grandes. O visual do bolo com abacaxi fica bem mais bonito, mas preferindo,use  banana com mel.
Sirva frio logo em seguida.