Pesquise Aqui

Tradutor / Translate

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Benefícios do Milho


O consumo de milho é um importante aliado para quem se preocupa com a forma física e o bem-estar, além de evitar a ocorrência de doenças como a anemia e a espinha bífica (mielomenigocele)

Cultivado em todo o território nacional, o milho é um produto conhecido e apreciado pelos brasileiros. Nativo das Américas, trata-se de um produto extremamente versátil, presente em nossa alimentação sob as mais diversas apresentações – do tradicional milho verde à requintada polenta, da popular pipoca ao saboroso curau.

O que nem todos sabem é que o milho não é apenas uma excelente fonte de nutrientes e fibras, como também é um importante aliado de nossa saúde. “O milho é um produto versátil, nobre, de elevado teor energético – que vem a ser justamente a principal deficiência da população de baixa renda”, explica a nutricionista Tamara Lazarini, gerente da área científica da divisão infantil da Danone Brasil.

O milho, explica ela, integra o grupo dos carboidratos, sendo excelente fonte de energia – cada cem gramas do grão contém cerca de 360 kcal – o que representa quase 20% da necessidade calórica de um adulto, em torno de 2.100 kcal diárias.

Tamara Lazzarini, que também é mestre em Nutrição Humana pela USP, lembra ainda que o milho é uma importante fonte de vitaminas (A, B, e as do complexo B), além de minerais importantes como ferro, fósforo, potássio e cálcio, em quantidades menores.

Isso não é tudo. O consumo de fubá e outras farinhas de milho, fortificados com ferro, é um eficiente recurso para a prevenção da anemia, deficiência que acomete boa parte da população brasileira, particularmente crianças. Esta é a conclusão de um trabalho conduzido pelo grupo da pesquisadora Lucia Miglioranza, professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

“O consumo de farinhas de milho enriquecidas com ferro e ácido fólico reduziu o índice de crianças que sofriam de anemia de 31% para 8,1%”, diz a pesquisadora.

Além disso, o consumo de farinhas de milho previne a ocorrência de doenças como o autismo e a espinha bífida, por conter ácido fólico, recomendado para o consumo da gestante. Uma pesquisa que acaba de ser divulgada pelo “American Journal of Clinical Nutrition” comprova que as mulheres que consomem cerca de 600 microgramas diários de ácido fólico têm maiores chances de proteger os filhos contra o autismo e outras doenças, como a anencefalia e a espinha bífida (mielomenigocele). E a forma mais prática de promover o provimento da vitamina B-9 é por meio do consumo de farinhas de milho, que são enriquecidas com ácido fólico, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Finalmente, o milho é um importante aliado de quem está preocupado com seu bem-estar e em aprimorar sua forma física. “De fato, o milho é um alimento bastante completo. É rico em carboidratos, proteínas, vitaminas A e do complexo B e aminoácidos. Além disso, sua casca carrega grande quantidade de fibras. Ou seja, é excelente que faça parte da alimentação das pessoas, inclusive por praticantes de atividade física”. A avaliação é do consultor de qualidade de vida e bem estar, Marcio Atalla, professor de Educação Física, e pós-graduado em nutrição, aplicada à atividade física e a doenças crônicas, pela USP.





             Imprimir esta Pagina