Pesquise Aqui

Tradutor / Translate

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cheesecake de Ricota e Cream Cheese

http://farm3.static.flickr.com/2690/4319069480_1168d603f7_o.jpg
Ingredientes:
 *Colher de sopa: 15 ml 
*Colher de sobremesa: 7,5ml 
*Colher de chá: 2,5ml
Massa
1. 350 g de cream cheese (uso Polenghi)
2. 350g de ricota fresca em pedaços pequenos
3. 03 ovos médios inteiros (entre 55-59g cada ovo com casca)
4. 300g de leite condensado
5. 01 colher de sobremesa de essência de baunilha
6. 02 colheres de sopa de suco de limão (30ml)
7. 02 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
Cobertura*
. 02 vidros de cobertura de framboesa (250 ml)
. 01 colher de sopa rasa de polvilho doce
. 01 colher de sobremesa de água
Decoração (opcional)
. 16 framboesas frescas para decorar**
. Folhinhas de hortelã ou de casca de limão

Modo de Preparo
Massa
1. Unte com margarina até a borda e polvilhe com farinha de trigo um marinex redondo de borda filetada de 25x4.7 cm. RESERVE.
2. Acenda o forno a 160º.
3. Meça e pese os ingredientes. Corte a ricota em fatias e depois em pedaços pequenos. RESERVE.
4. Amasse o cream cheese num prato fundo com ajuda de um garfo. RESERVE.
5. No liquidificador: ponha os ingredientes 2 a 5 e bata bem (2-3 minutos), na velocidade máxima, até obter uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador e deixe descansar 1 minuto. Ligue novamente na velocidade máxima e acrescente o suco de limão e em seguida o creme cheese, de 4 vezes. Bata até incorporá-los. Baixe a velocidade para mínima e adicione a farinha de trigo, batendo só até incorporá-la. Dê umas batidinhas no copo do liquidificador contra a bancada para estourar as bolhas de ar maiores.
6. Verta no marinex e leve para assar por 35-38 minutos. Aos 30 minutos, quando a borda de trás do cheesecake fica estufada (mais alta que a borda do marinex), gire a parte da frente do marinex para trás usando duas escumadeiras, uma em cada mão, a direita empurrando para trás a alça direita do marinex e a esquerda puxando para frente a alça esquerda do mesmo, objetivando corar por igual, porque no forno a gás a temperatura é mais alta na parte de trás. Deixe assar mais 5-8 minutos ou até que a borda de trás também fique estufada. Sabe-se que está pronto quando toda a borda do cheesecake está estufada e o centro está consistente, de forma que tocando-o levemente com o dedo, este não fica melado, pois há uma fina crosta na superfície central. Desligue o forno e deixe a porta entreaberta uns 3cm com ajuda de um pano de prato dobrado. Retire o cheesecake após 20 minutos de ter desligado o forno e deixe amornar sobre uma grade. Faça então a cobertura. Espalhe-a sobre o cheesecake com ajuda de uma colher de sopa e leve para gelar por 2 horas; distribua então as framboesas frescas sobre a cobertura, coloque algumas folhinhas de hortelã entre as framboesas e sirva.
Cobertura
.Verta num papeiro o conteúdo dos dois vidros de cobertura. Ponha numa xícara de café o polvilho doce e a água, misture e adicione à cobertura. Misture bem e leve o papeiro ao fogo alto até começar a ferver e engrossar um pouco, sempre mexendo. Abaixe o fogo e deixe ferver por 1-2 minutos para engrossar mais e cozinhar o polvilho, mexendo constantemente. Após verter a cobertura no cheesecake, RESERVE o papeiro com o restinho de geléia para pincelar as framboesas frescas.
Decoração (opcional)
.Imediatamente antes de servir, acrescente 2-3 colheres de chá de água (10-15ml) à geléia reservada no papeiro, aqueça e pincele as 16 framboesas frescas com um pouco dela, descartando as sementes, claro; distribua-as sobre a cobertura, no centro da forma  ou como você achar mais bonita, acrescentando algumas folhinhas de hortelã (como eu não tinha hortelã em casa, retirei com uma faca, no sentido vertical, 4 pedaços de casca de limão e recortei-as com tesoura, dando-lhes o formato de folha – um recurso que uso sempre que não tenho hortelã).
*Você pode optar por qualquer tipo de cobertura: geléia de morango, de goiaba, de frutas vermelhas, de framboesa etc. Se a geléia for espessa, adicione um pouco de água e leve ao fogo para torná-la mais fina.
**Acredite, comprei uma caixinha de 100g de framboesa e só consegui salvar 16 unidades bonitinhas para a decoração. Cozinhar aqui em Fortaleza não é fácil... Mas o diacho é que adoro esta cidade, mesmo com suas dificuldades de bons produtos culinários.
          

             Imprimir esta Página